top of page

Anuário 2020/2021

A ANORO - Associação Nacional do Ouro, é uma entidade sem fins econômicos, constituída em outubro de 1986, com a finalidade de congregar interesses comuns de empresas, instituições e de profissionais ligados ao mercado de ouro, em seus diferentes aspectos (produção, fundição, industrialização, distribuição, comercialização, transporte etc.)


Nossa Instituição tem como missão viabilizar o mercado de ouro no Brasil, segmento estratégico gerador de divisas externas e de um grande número de empregos, através do incentivo à exploração sustentável, equilibrada e legal de jazidas de ouro, e da comercialização formal com ênfase na transparência e rastreabilidade do fluxo mercadológico.


Temos atuado de forma direta e significativa em vários âmbitos, visando aprimorar todos os elementos e processos que se estabelecem dentro da cadeia produtiva do ouro através do planejamento e execução de um conjunto de ações ambientais, sociais e de governança, direcionadas, em maior ou menor escala, segundo estudo e análise de cada caso, de modo a assegurar que a atividade do garimpo seja realizada com compromisso para com as gerações presentes e futuras, referenciado pelos mais altos padrões técnicos e humanos assimiláveis pela atividade minerária em pequena e média escalas.


Neste sentido, trabalhamos diretamente com órgãos de governo associados à regulamentação e normatização do garimpo, bem como da comercialização do ouro ativo financeiro, estreitando nosso trabalho junto à Agência Nacional de Mineração, ao Ministério das Minas e Energia, ao Banco Central e ao Ministério Público Federal, sempre com o intuito de modernizar e melhor conceitualizar os processos envolvidos neste campo.


No que tange os aspectos voltados à sustentabilidade, nos empenhamos para abranger diferentes setores:

  1. Econômico e a governança, elevando a conscientização organizacional e distributiva da atividade e buscando, em contato direto com as instituições governamentais, a implementação do Cadastro Digital Mineiro Garimpeiro, de modo a permitir que haja o entrecruzamento de informações que validem as operações efetuadas e valorizem, ainda mais, o trabalho do garimpo. Além disto, trabalhamos arduamente para a criação e implantação da Nota Fiscal Eletrônica, permitindo maior legalidade através da rastreabilidade do ouro e melhor arrecadação de impostos;

  2. Social, que envolve o conceito de desenvolvimento aliado ao meio ambiente, e que se enriquece dos componentes humanos e técnicos em constante evolução.

  3. Cultural, visando preservar e enaltecer a cultura garimpeira através do resgate da memória histórica de cada comunidade.

O desenvolvimento e a absorção de técnicas que garantam a diminuição e, quando possível, a eliminação do impacto ambiental, viabilizando e implementando ações de recuperação ambiental ao mesmo tempo em que se desenvolve a garimpagem, é parte integrante de nossas ações de campo, aplicadas diretamente no garimpo. Trabalhamos com o envolvimento da comunidade garimpeira como um todo, cultivando a conscientização acerca da importância do meio ambiente, e da valorização da saúde e da segurança daqueles que atuam dentro e fora do processo produtivo.


A ANORO não cessa de agir em prol do desenvolvimento das boas práticas do garimpo e da comercialização do ouro. É de sua convicção que a identificação de todos os agentes que atuam no mercado de ouro, desde sua extração até sua primeira aquisição, é condição sine-qua-non ao combate das práticas ilícitas que que ora se apresentam no mercado, assim como é necessária a implantação de estruturas que permitam a transparência e rastreabilidade em seu processo de comercialização. Lutamos contra o garimpo ilegal, a comercialização ilegal e a evasão de divisas.


Nos dedicamos a criar uma entidade forte, capaz de organizar, defender e representar os interesses do setor aurífero, estabelecendo parcerias e buscando incentivos dos órgãos governamentais, dirimindo problemas regulatórios e normativos, e nos estabelecendo como referência fundamental dentro do panorama que compõe a produção de ouro no Brasil.


Vamos juntos?


ANORO GOLD BRAZIL 2020 2021
.pdf
Download PDF • 17.14MB


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page